segunda-feira, 11 de abril de 2011

Praias de Trancoso

Trancoso, é uma vila tranqüila, charmosa, preservada, de freqüência jovem e globalizada.
Fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios com o nome de  São João dos Índios.
Há alguns anos, deixou de ser a vila rústica e isolada, descoberta pelos hippes nos anos 70 para se tornar o destino turístico dos antenados e vips.
A calma continua no ar, mas agora  já mesclada ao jeito de cidadezinha.
O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, emoldurada por casinhas coloridas e pela igrejinha branca ao fundo, continua a ser o coração do local e onde tudo acontece.
Nas casinhas simples e coloridas do Quadrado, hoje há bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo, lojinhas de artesanato e butiques de grifes famosas.
Todo o charme desse vilarejo é cercado por praias belíssimas e uma natureza exuberante com um clima ameno o ano inteiro.

Praia Rio da Barra                                                                                                                                                                                                                                                                       


Praia do Rio da Barra - primeira no sentido Norte-Sul. Recebe as águas do Rio da Barra. Tem 4Km de extensão e algumas barracas.essa praia
 é um lugar especial, está longe de tudo, mais só a 2 kms de Trancoso caminhando pela praia. É um refúgio de tranquilidade e natureza exuberante. Fauna e flora da região você acha no Rio da Barra onde e bom para passeio de caiaque. Na foz a paisagem é formada por lagoas, falésias coloridas e coqueirais. Os moradores de Trancoso e turistas aproveitam para descansar das aglomerações e curtir o paraíso que é esta praia. Caminhando direção norte tem o Club Med, Terravista.
Praia dos Nativos

Praias dos Nativos - tem 2,5Km e é bastante frequentada por moradores. Tem barracas. Praias paradisíacas, algumas consideradas mais belas do Brasil. Praias de areia fina e água morna, boa para banho, snorkel, caminhadas e esportes aquáticos. Nativos oferecem passeios a cavalo, aluguel de pranchas de surf e caiaques. A maioria das praias são desertas, virgens e preservadas.
Em frente da praia dos Coqueiros tem recifes com piscinas naturais que aparecem na maré baixa, há sempre algum nativo “mariscando”. Desde lá tem uma vista espetacular das falésias e coqueirais. A praia de Trancoso tem restaurantes com uma oferta culinária de qualidade e varias pousada charmosa.
Praia dos coqueiros
Praias dos Coqueiros - fica logo depois da Praia dos Nativos.
A praia mais próxima do Quadrado, apenas 15 minutos de caminhada, tem águas calmas, recifes e extensa área de coqueirais. Esta é a praia dos Coqueiros, onde barracas servem petiscos e quitutes baianos. Separada da Praia dos Nativos por um riozinho, nada como caminhar na orla para descobrir as riquezas locais.

Praia da Barra do rio Frades

Praia muito isolada, sem acesso de carro. Os habitantes deste lugar remoto são na maioria pescadores que abastecem as barracas e restaurantes de praia de Trancoso. Tem fazendas de coqueirais beira mar. As vezes pode avistar tartarugas cabeçudas vivas ou em decomposição na areia, vítimas de redes de pesca.



  Praia do Oiteiro
Outeiro - fica próxima a um condomínio, o Outeiro das Brisas. Há falésias e oferece uma bela vista da região.A Praia do Outeiro ,é boa para esporte aquático;Na maré baixa os turistas gostam de aproveitar para brincar de pádel. Tem o Clube House com restaurante, bar e piscina aconchego só para hospedes e sócios do condomínio Outeiro das Brisas está localizada numa área bem exclusiva com coqueiros e jardins onde podem apreciar uma belíssima paisagem.

Praia do Espelho ou Curuipe
Espelho ou curuipe - está dentre as mais belas praias do país. Coqueiros, mata nativa e falésias compões um dos mais bonitos cenários da região.Curuípe - o verde da mata e o azul do mar, vistos de uma ladeira que dá acesso à praia dão uma visão indescritível de Curuípe.
É uma praia exótica com pousadas charmosas, uma das praias mais bonitas do Brasil. Os bares e restaurantes na praia oferecem drinks, sucos de frutas, petiscos, frutos do mar, pratos típicos da Bahia e outras sofisticações culinárias num ambiente tranquilo com uma decoração admirável. Na noite de lua cheia o brilho do mar vira uma paisagem inesquecível. As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumá) são recomendáveis quando a maré está baixa. Tem vários mirantes acima as falésias. Desde a Praia do Espelho pode fazer passeios de barco até o Rio dos Frades, Trancoso, Caraíva e Corumbau onde tem recifes de corais para mergulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário