domingo, 10 de abril de 2011

Praias de Caraíva

Caraíva é uma comunidade litorânea e ribeirinha situada em Porto Seguro, na costa do descobrimento, no sul do estado da Bahia, Nordeste do Brasil. População fixa de 1500 habitantes. Localizada dentro da APA Trancoso/Caraíva e próximo ao parque nacional de Monte Pascoal. Fica a 69 km da sede de Porto Seguro e a 740 km de Salvador e entre o rio Caraíva, o oceano Atlântico e uma reserva indígena de pataxós.

Praia do Espelho


Caminhe até a Barra de Caraíva e atravesse o rio Caraíva com um balseiro (R$ 2,00) Siga mais 3 km até a Praia do Satu, 4 km mais até a Ponta do Toque-toque, tem que subir as falésias pela trilha e seguir as indicações, encontrará uma pequena lagoa, continue por caminhos de areia que tem mirantes e desça no final do caminho, caminhe pela praia 2 km até a Praia do Espelho. Às vezes nas rochas pode se vir tartaruga cabeçuda. Não é recomendável caminhar durante a maré alta, pois tem trechos que as ondas tocam as paredes das falésias.

Ponta do Toque-toque
As tartarugas cabeçudas se refugiam entre as rochas que separam a Praia do Espelho da Praia Satu. Acima das falésias tem vários mirantes onde podem observar elas submergindo e emergindo. A trilha tradicional que os índios Pataxós usam para chegar a Porto Seguro e Coroa Vermelha, entre esses dois distritos se encontra um trecho que é preservado. Tem lixeiras para os turistas jogar as garrafas de água vazias na caminhada até Caraíva.

Praia do Satu
Para chegar até a praia do Satu tem que atravesse a barra do rio Caraíva a pé ou nadando na maré baixa (muito cuidado com a correnteza nas enchentes e vazantes da maré), caminhe 3 km na direção norte até chegar à paradisíaca praia do Satu onde tem recifes de corais propícios para a prática de mergulho com snorkel, onde pode apreciar peixes de cores e lagostas. A praia tem varias barracas que oferecem água de coco, bebidas, peixes fritos, lagosta e pratos típicos da Bahia. Mais ao norte tem una lagoa de água doce ótima para refrescar após a caminhada. Nas noites de verão é freqüente ter luau.

Praia da Barra
Praia da Barra A barra do rio Caraíva oferece aos visitantes dois tipos de banho, um com o mar bravo cheio de boas ondas para quem gosta de praticar surf, Wind surf ou kitesurf e outro com água extremamente calma na parte do rio. Os índios Pataxó vendem artesanato em forma de colares de sementes, eles montam barracas onde pode degustar acarajés, peixes fritos, pastéis, água de côco, refrigerante e cerveja em lata. "A areia é muito quente no verão, não esqueçam os chinelos na pousada".






Um comentário: